Entenda de uma vez tudo que se refere a higiene do sono e como criar a sua própria rotina, melhorando a qualidade do seu sono!

Pode-se dizer que na atualidade, o número de pessoas que possuem algum problema para dormir alcançou proporções jamais imaginadas, algo que preocupa seriamente inúmeros médicos e pesquisadores. Tal problema está sendo desenvolvido por conta do desenvolvimento e junção de alguns fatores externos, os quais conseguem influenciar diretamente na qualidade do sono. Contudo, para contornar este problema, é possível utilizar a higiene do sono, algo muito recomendado por todos os médicos.

Infelizmente, como esta higiene ainda não possui a atenção merecida pela mídia, podemos observar que uma grande parcela da população ainda desconhece a sua existência, objetivos e funcionamento, algo que deve ser mudado o mais rápido possível. Caso você queira mudar completamente a qualidade do seu sono, recomendamos que se atente a todas as informações disponibilizadas abaixo por nós, equipe da Dra. Isabela Dantas.

Mas afinal, o que é a higiene do sono?

De acordo com a medicina, é possível afirmar que a higiene do sono é resumida como a área que estuda os diversos meios de conservação e promoção à saúde. Tal resumo consegue explicar bem o verdadeiro intuito de tal higiene, já que na realidade, ela se trata de um conjunto de práticas e técnicas que um determinado indivíduo deve realizar diariamente durante alguns momentos do dia.

Essas técnicas já foram fontes de inúmeras pesquisas e estudos, e com eles, foi possível comprovar a sua eficiência para alcançar um sono mais saudável, algo que inúmeras pessoas estão buscando na atualidade, já que alguns fatores externos, como os aparelhos eletrônicos, raios solares, entre outros, conseguem influenciar na qualidade do mesmo.

Diversos especialistas também explicam que a higiene do sono se trata de algumas práticas e atividades que devem ser realizadas para mostrar ao corpo humano que está na hora de deitar, descansar e dormir. Você com certeza, em algum momento da sua vida, já se deitou para dormir, e mesmo estando completamente cansado e exausto, não conseguia pegar no sono, certo? Provavelmente, nestes momentos o seu cérebro estava tentando descansar, entretanto, o seu corpo ainda estava preparado para continuar as atividades.

Eu realmente deveria fazer a higiene do sono? Por que?

Muitas pessoas acabam caindo aqui de paraquedas, inclusive aquelas que possuem uma boa qualidade no sono, e por conta disso, o questionamento se realmente devem realizar as práticas que envolvem a higiene do sono acaba sendo desenvolvida. Vale dizer que, mesmo já possuindo um sono de qualidade e estável, é recomendado que você siga as orientações demarcadas por essa higiene, já que elas conseguiram lhe proporcionar um melhor descanso e aproveitamento do seu sono, algo que com certeza você sentirá a diferença.

A maneira mais eficiente de se recuperar as energias gastas durante o nosso cansativo dia a dia, é dormindo, e infelizmente, quando nosso corpo e cérebro não conseguem utilizar o tempo de sono de uma maneira eficiente, mesmo dormindo por 8 horas (tempo recomendado), ao acordar, sentiremos o mesmo cansaço do momento em que deitamos, algo que influencia diretamente na produtividade do indivíduo. Por conta disso, os médicos recomendam que todas as pessoas, sem exceção, realizem as práticas que fazem parte da higiene do sono.

4 dicas e práticas que irão lhe ajudar a fazer a higiene do sono

Contudo, agora que você já conhece um pouco melhor a definição e importância que as práticas de higiene do sono possuem, chegou o momento de conhecê-las, para assim, aplicá-las ao seu dia a dia e obter uma melhor qualidade de sono. Algumas destas práticas são:

Horários fixos

Diversas pesquisas já comprovaram que ter um horário fixo para dormir e acordar é algo que potencializa a sua qualidade de sono, já que o corpo aprenderá que naquele horário, ele deverá descansar.

Aparelhos eletrônicos

Evitar a utilização de aparelhos eletrônicos próximo ao horário de dormir também é uma ótima alternativa para conseguir uma melhor qualidade e descanso durante o sono.

Exercícios físicos

A prática de exercícios físicos entrega uma grande variedade de benefícios e vantagens, e dentre eles, pode-se citar um sono mais regulado e de melhor qualidade.

Não exagere na cafeína durante o dia

Por fim, mas não menos importante, caso você queira realmente criar uma rotina para ter um sono de melhor qualidade, utilizando a higiene do sono, é recomendado que você manere na quantidade de cafeína ingerida durante o dia, além de evitá-la durante a noite.

ARTIGOS RELACIONADOS

Técnicas eficazes de como aliviar dor de cabeça sem remédio

Como diminuir dor de cabeça: Métodos práticos e eficazes

Dor nas costas ao respirar: Causas, sintomas e tratamentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *