A lombalgia, mesmo sendo um termo que causa grande confusão e dúvidas em grande parte da população, se trata de um problema, na realidade, uma dor, que já foi desenvolvida por uma parte significativa da população mundial, e por isso, se tornou uma grande preocupação para os especialistas.
Muitas pessoas não sabem, e muitas ignoram, mas a lombalgia, assim como outras dores, consegue proporcionar inúmeros malefícios para os indivíduos que a desenvolvem e não realizam quaisquer tratamentos o mais rápido possível. Estes malefícios afetam diretamente a saúde e a rotina do indivíduo, e por isso, são extremamente preocupantes.
Pensando neste problema, nós da equipe da Dr. Isabela Dantas resolvemos separar e disponibilizar todas as principais informações referentes a lombalgia que lhe ajudarão a evitar os malefícios que esta dor proporciona… além de, claro, lhe mostrar como você deve procurar ajuda médica para tratá-la. Portanto, tente se atentar ao máximo em todo artigo a seguir.
Mas afinal, o que é lombalgia?
A lombalgia pode ser definida como uma dor localizada na região baixa da coluna, localizada bem próxima a bacia, ou seja, a lombar. Esta dor pode ser desenvolvida por conta de inúmeras fontes diferentes, como a carga de pesos, realização de alguns movimentos ou atividades, cansaço, mal jeito durante o sono, entre outros.
Entretanto, independente da fonte causadora, não podemos negar que a lombalgia é um problema bem grave e sério, já que com o passar do tempo, o mesmo tende a ocasionar no desenvolvimento de inúmeros problemas e malefícios à saúde do indivíduo, algo que não pode ser ignorado.
Esta dor é realmente séria? Por que?
Muitos se perguntam se essa dor é realmente séria e se devem se preocupar com ela. No geral, preocupação não é a palavra certa para definir a lombalgia, entretanto, tal dor merece sim uma maior atenção para ser tratada o mais breve possível, evitando que seus malefícios sejam desenvolvidos, tornando todo o tratamento mais complicado, doloroso e demorado.
Falaremos detalhadamente sobre estes malefícios mais abaixo, entretanto, saiba que os mesmos tendem a impactar de forma negativa toda a rotina do indivíduo, diminuindo o seu desempenho e prazer em todas as atividades do seu dia a dia.

Qual médico eu devo procurar para tratar a lombalgia?
Muitas pessoas se perguntam qual médico devem procurar para conseguir tratar a lombalgia ou demais dores. Pode-se dizer que esta pergunta é extremamente importante, já que médicos generalistas, de hospitais públicos ou privados, seguem um padrão de acordo com os sintomas do indivíduo, e ao ouvir que você está com dores na lombar, provavelmente o mesmo somente lhe indique antiinflamatórios, ao invés de buscar a causa do problema. Por isso, é fundamental que você busque por um médico especializado em dor e dor crônica, como a Dr. Isabela Dantas.
Principais consequências que a lombalgia pode ocasionar para a saúde
Com isso, finalmente chegou o momento em que você descobrirá todos os malefícios e consequências que a lombalgia entrega para o indivíduo que não busca realizar o seu tratamento.
Longevidade
Primeiramente, podemos dizer que a longevidade de tal pessoa acaba sendo diretamente afetada, já que a lombalgia consegue afetar diretamente o sistema nervoso do indivíduo.
Sono e descanso
Além da longevidade, não poderíamos deixar de citar sobre o sono e descanso, já que esta dor acaba atrapalhando na concentração necessária para adormecer, fazendo com que o indivíduo acorde muitas vezes de madrugada e ainda acorde pela manhã cansado.
Atividades físicas
A lombalgia dificulta na prática de quaisquer atividades físicas, principalmente os esportes, algo que influencia no lazer e na saúde do indivíduo.
Rotina
Por fim, mas não menos importante, não poderíamos deixar de citar sobre a grande influência e impacto que a lombalgia possui sobre a rotina do indivíduo, já que esta dor atrapalha diretamente na execução do seu trabalho, dos estudos, e até mesmo dos momentos de lazer, deixando tudo mais complicado e dolorido.
Mesmo que você não perceba diretamente, esta dor acabará ocasionando na diminuição do seu rendimento, performance, desempenho e até mesmo do seu gosto por realizar tais práticas, por isso, é fundamental que você busque tratar a lombalgia o mais breve possível, além de claro, também evitar os outros problemas citados acima.